segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cutículas: Para que tê-las?

Por que é tão importante assim os cuidados com as cutículas?
Muitas meninas ainda se negam a esquecer a ideia de tacar o alicate nas coitadas, eu mesma fui uma delas antes de tudo isso começar.

O negócio é quase um ritual... Fim de semana, manicure. Manicure, alicate. Alicate, prováveis bifes, inflamações e adeus às cutículas bonitas. O fato é, não se precisa fazer a esmaltação americana, isso é apenas um gosto que caiu na boca do povo e que agradeço demais por ter chego à mim, pois eu adoro, mas tem umas que não gostam.

Antigamente, as mulheres usavam o esmalte afastado da cutícula na forma de "meia-lua", daí vieram as pin-ups com esse estilo de unhas e novamente caiu na boca do povo. Mas elas esmaltavam afastado assim, por achar que o esmalte faria mal a cutícula, e esmaltando longe, a preocupação acabaria. E esmaltar longe da cutícula realmente faz um bem danado.

Fatos fatíssimos:

1) O esmalte não encostando na cutícula, evita o uso de acetona nessa região, o que evita também o ressecamento excessivo da cutícula, deixando-as mais suaves.

2) Facilita MUITO na hora da limpeza, onde só precisamos de um pincel chanfrado , e claro, um palitinho e algodão pra qualquer erro.

3) A hora da remoção. Quem não tem pesadelos com a cutícula/cantinhos amarelos na hora de remover o esmalte vermelho ou qualquer cor escura? Faz uma sujeira, não faz? Esmaltar longe da cutícula facilita também nessa hora, pois os resíduos do esmalte não afetam tanto a cutícula, por não ter que pressionar o algodão "sujo" sobre ela eternamente. E o que isso faz? Evita que as cutículas fiquem "coloridas".

Aqui nessa foto que eu peguei na internet, tem vários produtos com essa função, reduzir e hidratar as cutículas. Lembrando que largar o alicate de lado não é tão difícil quanto parece, o hábito de hidratar e empurrar as cutículas se torna parte da rotina diária e mal ocupa o nosso tempo.
Achei essa imagem muito completa... Dentro dessa foto, os produtos que uso e usei, com certeza é a cera e o hidratante da Granado, os da Avon, Bepantol que é ótimo, o da Risqué, o da Océane e o Prime Cuticle da UB. ~ o Bepantol, é importante lembrar que ele é bem oleosinho e é absorvido mais demoradamente, então usá-lo antes de dormir é ótimo, já que nos movimentamos menos e absorção se torna ainda mais eficaz, e os benefícios também ~

O primeiro produto que usei pra esse fim, de reduzir as cutículas e parar de tirá-las foi o Prime Cuticle da UB, aliás, foi lá, lendo o blog, que minha vontade de manter as cutículas bonitas começou. Essas canetinhas hidratantes são ótimas, pequenas e dá pra carregar pra todo o canto. Cheiro bom, hidratação ótima e absorção rápida. Depois dela, o vício tomou conta e acabei comprando mais dela, a cera, hidratantes, removedores e por aí vai. Lembrando também que pra começar QUALQUER creme hidratante serve, você não tem que gastar horrores pra isso. Qualquer hidratante de mãos/corpo serve pra dar um trato, mas depois vai precisar de algo mais.

Agora, com o uso contínuo desses produtos, minhas cutículas estão muito mais suaves, compare só uma foto de umas duas semanas após parar com o alicate e uma recente.
Dá pra ver como as cutículas estão bem reduzidas? Fazem seis meses mais ou menos que parei de tirar as cutículas, e a facilidade pra esmaltar (quando feito como as gringas) não é só o bom da história, o negócio é que as cutículas protegem demais as unhas. Sim, elas protegem. A unha sem a cutícula fica vulnerável a tudo, infecções, doenças, tudo de ruim. E, por tirar a primeira proteção da unha, elas ficam fracas.

Una cutícula mal tratada, cortada e machucada, não pode ser boa para a unha, a unha fica exatamente como ela. Minhas unhas ficaram mais fortes, menos quebradiças, muito mais bonitas depois que parei de tirar as cutículas e comecei a hidratar muito. Foi uma das melhores coisas que fiz até hoje. Mãos bonitas, cutículas saudáveis e unhas fortes.

Sei que todas já devem saber disso, praticamente, mas não podia deixar de vir aqui deixar a minha opinião sobre o assunto. Eu acho que todas deveriam aderir a isso, não vão se arrepender! Hoje em dia eu vivo hidratando as mãos e as cutículas enquanto faço outras coisas, enquanto vejo TV, quando estou no computador, quando vou ler... E nem percebo o que estou fazendo. Virou rotina e não me atrapalha em NADA, absolutamente, só me traz benefícios. Além de tudo, quando eu for avó, vou ter mãos de fada, de tanta hidratação. HAUAHAUAHA E não se esqueçam dos pés, coitados... Hidrate-os sempre, empurrem a cutícula direitinho, os pés dão menos trabalho mas não devem ser esquecidos.

E é isso aí, meninas. Espero que tenham gostado, e se alguma de vocês ainda não aderiu a essa "moda", deixo a dica aí que é uma das únicas modas que eu sigo e gosto muito. HAUAHA É muito gratificante ver as unhas lindas, nossa. Toda viciada gosta, né? Beijos! :D

11 comentários:

  1. Já tentei seguir religiosamente hidratando e não cortando.. só que odeio realmente cutícula a acabei cortando. Fora que só lembrava de passar sempre durante as aulas hahaha'
    Provavelmente tente mais umas 10 vezes até cansar e desistir temporariamente -q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeia realmente porra nenhuma. HAUAHAUAAH Tenta fazer que nem eu faço... No começo achei meio estranho mesmo, mas agora já não consigo mais me imaginar sem cutículas e esmaltando lá em cima do dedo. HAUAHA

      Excluir
  2. Eu sou uma das que relutam!kkkk!
    Mas olhando pelo que vc falou é muito mais saudável para as unhas mesmo.
    Eu geralmente faço minha própria unha...fiz curso básico de manicure, pois sempre sofri com manicures que arrancavam bifes e mais bifes. Minha cutícula é mega fina, daquele tipo que qualquer "derrapada" com o alicate afiado, já era!kkkk!

    As vezes não tiro cutícula, deixo crescer um pouco pra fazer novamente...não sou do gênero que cutuca muito, mas admito que acho linda unhas com cutículas bem feitas!kkkk!

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUAHAUAAH As minhas eram horríveis, muito grossas e tal, mas de tanto tirar. Eu mal completava três dias de salão e ia tirar as cutículas de novo, agora acabou isso. HAUAHA

      Tira não, poxa! Tenta se conter, hidrata que tudo dá certo!

      Excluir
  3. Olá florzinha, tudo bem?
    Estou passando por aqui para dizer que tem selinho para você lá me blog.
    Fiz um post com a lista dos blogs que ofereço.
    Beijosss
    http://belezaesermulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwwwn, muito obrigada! Já peguei o selinho e trouxe pro blog, viu? Beijos! *-*

      Excluir
  4. realmente é bem melhor não tirar a cutícula mas ter coragem e paciência pra ficar hidratando elas sempre até ficarem menos aparentes sem desistir é que é difícil de ter né? haha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi difícil, sério. Se você tem hábito de hidratar o corpo depois do banho, é só empurrar as cutículas junto, hidratar as mãos... não tem nada de preguiçoso nisso! HAUAH

      Excluir
  5. Eu não me imagino sem tirar cutículas. Mas eu tiro bem pouquinho mesmo, as minhas são fininhas, então passo o alicate só por cima.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era assim... mas no final das contas, percebi que dá mais trabalho tirar as cutículas, a parte chatinha é só nos dois primeiros meses, depois é só alegria! Beijos!

      Excluir
  6. Que ótimo, vou comprar um desses creminhos então...Eh só passar essas canetinhas na cutícula? *----* Unhas grandes,fortes lindas ai vou eu!

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado, deixe sua opinião aqui nos comentários. Prometo estar respondendo em breve! ^_~

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...